A minha Lista de blogues

A minha Lista de blogues

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ETIÓPIA: DA BELEZA SELVAGEM DO VALE DO OMO AOS GRANDES CENTROS DA CULTURA IMPERIAL ETÍOPE

Em Fevereiro de 2014 terá lugar a segunda viagem do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA) à Etiópia, acompanhada por Álvaro Figueiredo.


Venha descobrir um país com uma extraordinária diversidade étnica e um riquíssimo legado histórico-cultural com mais de 3000 anos, num périplo entre um passado remoto e um presente que se vive entre as suas gentes e costumes.

A primeira parte da viagem concentra-se no extremo sudoeste do país, onde teremos oportunidade de visitar, em veículos de 4x4, a região do vale do rio Omo e dos grandes lagos do Vale do Rift, onde os antepassados da espécie humana se desenvolveram há cerca de quatro milhões de anos. Nesta parte da Etiópia, o alojamento será em hoteis de tipo “safari lodge” de excelente qualidade e bem inseridos na paisagem local. Depois do safari no sul, o itinerário concentra-se nos grandes centros da cultura imperial etíope, na região centro e norte do país, com várias ligações efectuadas em voos internos da Ethiopian Airlines que, tal como a TAP, é membro do grupo Star Alliance.  

 

ITINERÁRIO

Dia 1 – 03.02 - Lisboa – Frankfurt – Addis Ababa
Comparência no aeroporto da Portela às 11H30 para formalidades de embarque no voo TAP 576, com partida às 14H15, e chegada a Frankfurt às 18h25. Novo embarque no voo Ethiopian Airlines 707 às 21h35, com destino a Addis Ababa. Noite a bordo.


Dia 2 – 04.02 – Addis Ababa
Chegada a Addis Ababa às 07h35, formalidades de desembarque e assistência pelos nossos serviços locais. Visita durante o dia a Addis Ababa, incluindo: o Museu Nacional de Arqueologia, a Catedral da Santíssima Trindade – onde se encontra o túmulo do Imperador Haile Silassie, o fundador da Igreja. Visitaremos também a Catedral de S. Jorge, localizada no centro da cidade e onde Haile Silassie foi aclamado Imperador da Etiópia; o Monte Entoto com mais de 3.200 m de altitude, oferecendo uma vista única da metrópole e o Museu Etnográfico, localizado no campus da Universidade de Addis Ababa. Almoço durante a visita, em restaurante local. À noite, jantar de boas vindas com danças tradicionais. Estadia no Hotel Intercontinental 4* ou similar.

Dia 3 (05.02.2014) – Addis Ababa - Langano – Arbaminch
Após o pequeno-almoço no hotel, saída em veículos 4x4 para Arbaminch, passando pelas regiões de Oromia e Guragie; paragem nas margens do Lago Langano para observarmos os pescadores locais e a exuberante vida animal. Almoço na cidade de Wolaita e continuação até ao Paradise Lodge em Arbaminch para jantar e alojamento.

Dia 4 (06.02.2014) – Arbaminch – Jinka
Pequeno-almoço no hotel. Partida em direção a Konso, em veículos 4x4 e, após o almoço na aldeia de Woito, continuamos a viagem até Jinka, centro administrativo e comercial situado no extremo sudoeste do país. Visita ao colorido mercado de Key Afer, onde se reúnem diferentes grupos étnicos da região – Hammer, Bena, Tsemay e Ari. Jantar e alojamento no Omo-Eco Lodge em Jinka.


Dia 5 (07.02.2014) - Jinka – Mursi - Turmi
Após o pequeno-almoço no hotel, saída em veículos 4x4 em direção ao Mago National Park para visita a uma das aldeias da tribo Mursi. Habitando a parte noroeste do Parque Nacional, os Mursi são notaveis pela forma como utilizam pigmentos naturais e elementos da flora local na sua decoração corporal. É costume as mulheres cortarem o lábio inferior para introduzir um prato de argila até que o lábio chegue a uma extensão máxima, o que é visto como um sinal de grande beleza. Regresso a Jinka para almoço. Da parte da tarde continuamos em direção a Turmi, em veículos 4x4. Chegada a Turmi para jantar e alojamento no Buska Lodge ou similar.
Dia 6 (08.02.2014) – Turmi
Pequeno-almoço no hotel. Visita, em veículos 4x4, pela localidade de Turmi onde teremos a oportunidade de conhecer a tribo Karo, que se destaca pelas suas pinturas corporais,  considerados os mestres de pintura corporal do Vale de Omo. Durante a rota podemos fotografar alguns dos animais que habitam o parque, como zebras, búfalos, antílopes, babuinos, etc. Regresso ao hotel para almoço e, à tarde, saída até Dimeka para visita ao grande mercado semanal onde se reúnem os membros das Tribos Hamer, Karo e Dassanech. Regresso a Turmi e, se possível, visita a uma das tribos Hamer ou assistir a uma cerimónia de ritual de passagem. Regresso ao lodge para jantar e alojamento.


Dia 7 (09.02.2014) - Turmi - Arbaminch
Pequeno-almoço. Saída, em veículos 4x4, em direção a Arbaminch, via Erbore. Visita à aldeia do povo Erbore, que partilha da mesma herança cultural dos Hammer, Tsemay, Bena e Oromo. Almoço-box em Woito e continuação até Arbaminch passando pelas aldeias de Konso, Derashe e Gamo. Chegada ao Paradise Lodge. Jantar e alojamento.


Dia 8 (10.02.2014) – Arbaminch
Pequeno-almoço no lodge. Saída para visita ao Parque Nacional de Netch Sar situado nas margens do lago Chamo, onde teremos oportunidade de observar zebras de Burchell, gazelas de Grant e antílopes Kudu; percurso em embarcação no lago Chamo, com as suas colónias de pelicanos, hipopótamos e enormes crocodilos nilóticos. Regresso ao Paradise Lodge para almoço e final de tarde livre. Jantar e alojamento.


Dia 9 (11.02.2014) – Arbaminch - Addis Ababa
Pequeno-almoço no hotel e viagem, em veículos 4x4, com destino a Addis Ababa, passando pelas aldeias de Wolaita e Butajira. Almoço durante a viagem. Jantar e alojamento no Hotel Intercontinental 4* ou similar.


Dia 10 (12.02.2014) – Addis Ababa – Bahir Dar
Após o pequeno-almoço, transfer até ao aeroporto e embarque para Bahir Dar, no voo ET 126, da Ethiopian Airlines, com partida às 07h15 e chegada às 08h15. Chegada a Bahir Dar e saída até Tiss Abay para visitar as cataratas do Nilo Azul, onde teremos oportunidade de fazer um passeio pedonal ao longo do vale do rio onde a população local, de etnia Amhara, cultiva trigo e teff, o cereal do qual é feito o pão tradicional da Etiópia. Durante o percurso pedonal termos ainda oportunidade de visitar uma das pontes portuguesas construídas no século XVII. Após o almoço, passeio de barco no Lago Tana a fim de visitarmos os mosteiros ancestrais de Ura Kidane Mehret e Azwa Maryam. Neste lago, o maior da Etiópia, os pescadores locais continuam a utilizar embarcações em papiro. Regresso ao Lodge Kuriftu Resort and Spa ou similar. Jantar e alojamento.
 
 
Dia 11 (13.02.2014) – Bahir Dar – Gondar 
Pequeno-almoço e saída com destino a Gondar, atravessando uma maravilhosa paisagem africana de montanhas e vales cultivados pela população Amhara. Almoço e visita ao castelo de Gondar construído no século XVII, durante o reinado da dinasta dos Fasilides; a igreja de Debre Birham Sellasie; e uma das aldeias dos judeus Fellasha. Regresso ao Hotel Taye 4* ou similar para jantar e alojamento.


Dia 12 (14.02.2014) – Gondar - Lalibela
Pequeno-almoço no hotel. Transfer até ao aeroporto e embarque no voo ET123, da Ethiopian Airlines, com partida às 12h15 e chegada a Lalibela às 12h55. Lalibela está classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade; após o almoço visitamos um conjunto de igrejas rupestres: Bet Mariam, Bet Meskel, Bet Denagil, Bet Michel Golgottah, Bet Medihanialem e Bet Giyorgis, possivelmente a mais elegante de todas as igrejas, cujo único acesso é através de um túnel. Estadia em Lalibela no Tukul Village Lodge 4* ou similar. Jantar e alojamento. 


Dia 13 (15.02.2014) - Lalibela 
Após o pequeno-almoço no hotel, passeio de mula até ao mosteiro de Asheten Mariam, construído no século XIII, situado a uma altura de 3150 metros. Após o almoço, continuação da visita em Lalibela às igrejas rupestres de Bet Gabriel, Bet Rafael, Bet Emanuel, Bet Mercúrios e Bet Abba Libanos. Jantar e alojamento no Tukul Village Lodge 4*.



Dia 14 (16.02.2014) - Lalibela - Axum
Após o pequeno-almoço no hotel, transfer para o aeroporto e embarque no voo ET122, da Ethiopian Airlines, com partida às 08h55 e chegada a Axum às 10h45.  Com mais de 2000 anos de existência, Axum foi capital do reino Axumita e berço da civilização etíope, sendo hoje a cidade mais
sagrada da Etiópia. Chegada e transfer para o Yeha Hotel 4*. Almoço e visita aos locais históricos e arqueológicos de Axum: o Parque das Estelas, os túmulos dos reis Kaleb e Grebe Meskal, os lendários banhos da rainha de Sheba, as ruínas do antigo palácio axumita, e a Igreja de Santa Maria do Sião, a mais sagrada da Etiópia. Regresso ao hotel para jantar e alojamento.


Dia 15 (17.02.2014) - Axum – Addis Ababa
Após o pequeno-almoço no hotel transfer para o aeroporto de Axum para embarque no voo ET129, da Ethiopian Airlines, com partida às 09h55 e chegada a Addis Ababa às 11h25. Almoço e restante parte da tarde visitando Addis Ababa, e tempo livre para actividades de caracter pessoal. Após o jantar, transfer para o aeroporto e embarque no voo ET 702, da Ethiopian Airlines, com partida às  00h30,  destino a Roma.

Dia 16 (18.02.2014) - Addis Ababa - Lisboa
Chegada a Roma às 04h40 e novo embarque no voo TAP 813 com partida às 11h35. Chegada a Lisboa às 13h45.