A minha Lista de blogues

A minha Lista de blogues

sábado, 8 de agosto de 2009

IRÃO: A PÉRSIA IMPERIAL NA ROTA DA SEDA

COORDENAÇÃO CIENTIFICA DE ÁLVARO FIGUEIREDO

 

O Irão é um país com uma longa e complexa história, que remonta a um passado longínquo, aos primórdios da história da humanidade numa região do globo que se situa entre as esferas culturais do Médio Oriente e da Ásia Central. O seu território foi, desde a antiguidade, atravessado por uma série de rotas comerciais que se estendiam por mais de 8.000 km, da China ao Mediterrâneo, a chamada Rota da Seda, assim denominada devido ao seu mais famoso artigo importado da China para o Ocidente. Por ela viajaram não só produtos, mas gentes com as suas ideias e religiões. O Irão moderno, na sua variada composição étnica – Persas, Azaris Turcos, Curdos, Árabes, Baluquis, Turcomanos, Lors e vários grupos nómadas – e religiosa, reflecte essa rica e complexa herança histórico-cultural e a sua privilegiada situação geográfica.

O país possui também uma paisagem de uma grande beleza natural, que inclui montanhas monumentais, cujos cumes se cobrem de neve durante todo o inverno, extensas planícies férteis e imponentes desertos. A própria natureza do país nos faz lembrar um autêntico paraíso, esse termo que tem as suas origens na língua persa – pairidaeza – os antigos jardins construídos pelos Aquemênidas em torno dos seus palácios, como em Parsagadae ou Persepolis, e protegidos do mundo exterior por muros. Estes jardins fechados, organizados numa geometria de quadrados e rectângulos, por entre alamedas arborizadas e cursos de água tornaram-se, com a sua adopção pelo Islão, numa alegoria do Paraíso. O jardim Persa, uma das grandes heranças culturais do Irão, com as suas associações poéticas e religiosas, local de repouso e contemplação, cuja beleza reflecte a perfeição do criador divino, investido de uma sofisticação geométrica e de uma grandeza estética, transforma-se assim no jardim islâmico por excelência, de Granada ao Taj Mahal. O Irão é por isso, um país de flores e água, onde os próprios mausoléus dos seus grandes poetas se encontram rodeados de jardins que são autênticos paraísos terrestres.
.

Durante a sua história recente, nos últimos quinhentos anos, o Irão tem tido várias capitais, algumas, como Isfahan, Shiraz ou Teerão, marcadas pelos vestígios de um tempo em que foram o centro político e o lugar privilegiado de residência da corte imperial, onde mesquitas, palácios, santuários e pavilhões constituem hoje testemunhos imponentes dessa grandeza, reflectindo a tradição estética e os estilos arquitectónicos das dinastias que elevaram essas cidades ao estatuto de capital. Numa viagem de descoberta a esse passado, este percurso convida também a viver o Irão presente, na sua gastronomia e nas suas gentes, de Teerão, capital desde o século XIX, e que tem como pano de fundo o cenário magnífico das Montanhas Alborz; passeando pelos grandes bazares de Kerman, Shiraz e Isfahan; a repousar nas suas casas de chá, entre os aromas exóticos do fumo do tabaco do narguileh (cachimbo de água), e a magia dos poemas de Hafez ou Sa’di acompanhados ao som de musica clássica persa; a observar os artífices a trabalhar no grande bazar de Isfahan; ou ainda, a uma viagem de dhow no mar turquesa do Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, em direcção à Ilha de Ormuz e ao passado recente de Portugal.

O Irão moderno, infelizmente, tem por vezes recebido uma imagem negativa na imprensa Ocidental. No entanto, para além da sua rica herança histórico-cultural e grande beleza natural, o país possui também uma infra-estrutura muito moderna e, ao contrário do que muitas vezes se pensa, é extremamente seguro. É que para os Iranianos, a hospitalidade não é apenas uma tradição ancestral mas também um dever sagrado. (Álvaro Figueiredo)

Os dois programas de viagem que se seguem foram especialmente criados para o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA), e realizados em diferentes datas:



PROGRAMA 1

Dia 1 (20.05.2011) Lisboa - Tabriz
Comparência no aeroporto de Lisboa às 12H00 para formalidades de embarque no voo da Turkish Airlines TK 1760, com partida às 14H10 com destino a Istambul. Almoço a bordo. Chegada pelas 20H35 e embarque no voo Turkish Airlines TK 882, com partida prevista às 23H25. Jantar a bordo. Chegada a Tabriz pelas 03h30, e assistência pelos nossos serviços locais. Estadia de 2 noites no Hotel Pars (5*).

Dia 2 (21.05.2011) Tabriz - Kandovan - Tabriz
Após o pequeno-almoço, visita a Kandovan, uma aldeia escavada na rocha situada nas encostas dos Montes Sahandkuh. Passeio pelas ruas de Kandovan, onde teremos oportunidade de visitar algumas das habitações tradicionais e casas de chá. Almoço em restaurante local. Regresso a Tabriz para visita à Gonbade Kabud, ao Museu Azarbayejan e bazar histórico da cidade. Jantar e estadia no Hotel Pars.

Dia 3 (22.05.2011) Ardabil - Rasht
Após o pequeno-almoço, partida para Rasht. Durante o percurso visita ao Mausoléu de Sheikh Safy em Ardabil, seguida de almoço em restaurante local. Jantar e estadia de uma noite em Rasht no Hotel Kadus (4*).

Dia 4 (23.05.2011) Ghazvin - Alamut - Teerão
Partida, após o pequeno-almoço, para Teerão por Ghazvin a fim de visitarmos em Alamut os redutos fortificados dos seguidores de Hassan-e-Sabbah (1070-1124), os chamados “Assassinos” do período das Cruzadas. Almoço durante o percurso em restaurante local. Jantar e estadia de 2 noites em Teerão no Hotel Laleh (5*).

Dia 5 (24.05.2011) Teerão
Após o pequeno-almoço, visitamos as colecções arqueológicas do Museu Nacional do Irão; continuamos depois para o Museu do Vidro e da Cerâmica. Após o almoço, visita ao Museu Nacional das Jóias. Terminamos o dia com um passeio pela cidade de Teerão. Jantar e estadia no Hotel Laleh.

Dia 6 (25.05.2011) Teerão - Yazd
Após o pequeno-almoço, visitamos o Palácio de Golestan, residência da dinastia Qajar, constituído por uma série de pavilhões construídos em torno de jardins, entre os quais se salienta a sala de audiências públicas, construída em 1801. Continuamos depois para o Museu do Tapete. Transfer para o aeroporto de Teerão para o voo com destino a Yazd. Estadia de 1 noite em Yazd no Hotel Safayee (4*).

Day 7 (26.05.2011) Yazd
Após o pequeno-almoço, visita à cidade de Yazd, incluindo um passeio pela cidade velha, a Grande Mesquita, o Complexo do Amir Chaghmagh, o Jardin Dolat Abad, o bazar, o Ateshkadeh (o Fogo Eterno no templo Zoroastra) e as Torres do Silêncio (Dakhmeh-e Zartoshtiyun) na velha necrópole Zoroastra. Almoço em restaurante local. Estadia de 1 noite e jantar no Hotel-Caravansará de Zein-o-Din.

Dia 8 (27.05.2011) Yazd - Kerman
Após o pequeno-almoço, partida para Kerman. Visita em Kerman ao Museu Ganj Ali Khan, grande Mesquita Jameh, bazares e casas de chá da cidade. Estadia de 2 noites no Hotel Pars (5*).

Dia 9 (28.05.2011) Kerman - Rayen - Mahan - Kerman
Após o pequeno-almoço, partida para Rayen, uma cidade completamente construída em adobe, onde teremos oportunidade de visitar a Arg-e-Rayen (Cidadela) e passear pelas ruas e bazares da cidade. Após o almoço, continuamos para Mahan para visita aos jardins persas de Bagh-e Shahzade, e o Aramgah-e Shah Ne’matollah Vali que inclui a mesquita e mausoléu do famoso mestre Sufi Shah Ne’matollah Vali, construído entre os séculos XV e XVIII. Regresso a Kerman.

Dia 10 (29.05.2011) Neyriz - Estahban - Shiraz
Partida, após o pequeno-almoço, para Shiraz. Durante o percurso visitamos em Neyriz a mesquita do século X; continuamos para Shiraz, via Estahban, para estadia de 2 noites no Hotel Pars (5*) em Shiraz.

Dia 11 (30.05.2011) Shiraz - Persepolis - Naqsh-e Rustam - Shiraz
Visita ao complexo arqueológico de Persepolis, constituído por uma série de residências reais construídas pelos soberanos Aquemênidas, e à necrópole real da mesma dinastia, em Naqsh-e Rustam. Regresso a Shiraz para visitar o Aramgah-e Hafez e o Aramgah-e Sa’di, os mausoléus e jardins dos grandes poetas Hafez e Sa’di, respectivamente.

Dia 12. (31.05.2011) Parsagadae - Izad Khast - Isfahan
Partida em direcção a Isfahan, visitando durante o percurso o sitio arqueológico da antiga capital Aquemênida de Parsagadae, o túmulo de Ciro o Grande, e o Caravansara de Izad Khast. Estadia de 2 noites em Isfahan no Hotel Kowsar (5*).

Dia 13. (01.06.2011) Isfahan
Visita à cidade de Isfahan: os monumentos Safavidas em redor da Grande Praça de Isfahan (Praça do Imam), incluindo o Palácio Ali Qapoo, a Mesquita do Imam e a Mesquita de Sheikh Lotfolah, o grande Bazar-e Bozorg com as suas lojas, ateliers e famosas casas de chá, e as pontes sobre o rio Zayandeh.

Dia 14. (02.06.2011) Isfahan - Teerão
Visita, durante a manhã, ao palácio Chehel Sotoun e à Catedral Arménia de Isfahan. Tempo livre em Isfahan para passeio e compras de última hora no grande Bazar-e Bozorg. Após o almoço, partida para Teerão. Jantar e estadia no Hotel Laleh (5*).

Dia 15. (03.06.2011) Teerão - Lisboa
Transfer para o Aeroporto Internacional Imam Khomeini para formalidades de embarque no voo Turkish Airlines TK 879, com partida às 07H00 com destino a Istambul. Chegada pelas 08H55 e embarque no voo Turkish Airlines TK 1759, com partida prevista às 10H20. Chegada a Lisboa pelas 13h10.



PROGRAMA 2

Dia 1. Voo Lisboa-Teerão para estadia de 1 noite.

Dia 2. Visita à cidade de Teerão; o Palácio de Golestan, residência da dinastia Qajar, constituído por uma série de pavilhões construídos em torno de jardins, entre os quais se salienta a sala de audiências públicas, construída em 1801. Continuamos para o Museu de Artes Decorativas. Voo para Bandar-e Abbas no Estreito de Ormuz para estadia de 2 noites.

Dia 3. Travessia de dhow do porto de Bandar-e Abbas para a Ilha de Ormuz a fim de visitarmos a fortaleza portuguesa do sec. XVI. Regresso a Bandar-e Abbas.

Dia 4. Percurso de Bandar-e Abbas a Kerman para estadia de 2 noites.

Dia 5. Visita a Mahan: os jardins persas de Bagh-e Shahzade, e o Aramgah-e Shah Ne’matollah Vali que inclui a mesquita e mausoléu do famoso mestre Sufi Shah Ne’matollah Vali, construído nos séculos XV e XVIII. Regresso a Kerman – visita à grande Mesquita Jameh, bazares e casas de chá da cidade.

Dia 6. Partimos para Neiriz, onde visitamos a mesquita do sec. X; continuamos para Sarvestan para visita ao mausoléu do Sheikh Yusuf Sarvistani, do sec. XIII. Estadia de 3 noites em Shiraz.

Dia 7. A cidade de Shiraz: a mesquita e mausoléu de Shah-e Cheragh, o Museu Pars, os famosos jardins persas de Bagh-e Naranjestan e Bagh-e Eram, o famoso Bazar-e Vakil, e os Aramgah-e Hafez e Aramgah-e Sa’di (os mausoléus e jardins dos grandes poetas Hafez e Sa’di, respectivamente).

Dia 8. Visita ao complexo arqueológico de Persepolis, constituído por uma série de residências reais construídas pelos soberanos Aquemênidas, e à necrópole real da mesma dinastia, em Naqsh-e Rustam. Regresso a Shiraz.

Dia 9. Partida em direcção a Yazd, visitando durante o percurso o sitio arqueológico da antiga capital Aquemênida de Parsagadae, o túmulo de Ciro, o Grande, e a mesquita em Abarquh. Estadia de 2 noites em Yazd.

Dia 10. A cidade de Yazd, incluindo um passeio pela cidade velha, bazares, o Ateshkadeh (o Fogo Eterno no templo Zoroastra), e as Torres do Silêncio (Dakhmeh-e Zartoshtiyun), na velha necrópole Zoroastra.

Dia 11. Partida para Nayin onde visitamos a mesquita; continuamos para Isfahan para estadia de 2 noites.

Dia 12. Visita à cidade de Isfahan: os monumentos Safavidas em redor da Grande Praça de Isfahan (Praça do Imam), o grande Bazar-e Bozorg com as suas lojas, ateliers e famosas casas de chá, e as pontes sobre o rio Zayandeh.

Dia 13. Partida para Teerão, via Kashan, onde visitamos os jardins persas de Bagh-e Tarikhi-ye Fin criados para o Shah Abbas I (1587-1629) como uma visão terrestre do Paraíso. Estadia em Teerão de 2 noites.

Dia 14. Visita ao Museu Nacional de Arqueologia em Teerão e Museu do Tapete. Tarde livre.

Dia 15. Voo Teerão-Lisboa.