A minha Lista de blogues

A minha Lista de blogues

quinta-feira, 7 de julho de 2016

PÉRIPLOS CULTURAIS EM 2016

Durante o decorrer de 2016 terão lugar as seguintes viagens temáticas acompanhadas por Álvaro Figueiredo. Todos os interessados poderão obter informações detalhadas sobre os programas aqui anunciados através da morada de email deste site ou através do link indicado no fim de cada roteiro.

  

Ao encontro das origens de Portugal: Arqueologia e História no Alentejo (com Mérida)


5 dias

  • 22 a 26 de Julho de 2016
Este périplo pelo Alentejo, com uma visita a Mérida – classificada pela UNESCO como Património da Humanidade e outrora capital da província romana da Lusitania –, constitui o primeiro de uma série de programas de viagem dedicados à Arqueologia, História e Etnografia de Portugal.
O Alentejo possui um rico património histórico e cultural, fruto de uma longa ocupação e utilização do território por comunidades humanas. Esta é, também, uma terra com uma rica tradição gastronómica e vinícola, resultado de uma longa e complexa história, e das influêncas culturais dos diversos povos que por aqui passaram e deixaram a sua marca, fazendo do Alentejo uma região única e contribuíndo para a diversidade cultural do Portugal moderno.
Contacto: http://www.pintolopesviagens.com/viagens-com-autores/alvaro-figueiredo/


ARGÉLIA: ENTRE O MEDITERRÂNEO E O SAHARA


10 dias

  • 8 a 17 de Setembro, 2016

A Argélia é o maior país do Mediterrâneo e do continente africano e integra parte do território ao qual os árabes denominaram de Magrebe – a “terra de poente”. Desde a remota Antiguidade que importantes rotas caravaneiras atravessavam o Sahara argelino. A prosperidade derivada do comércio de longa distância, e a riqueza agrícola da faixa costeira, fizeram com que esta zona cedo se tornasse num polo de atração para gentes provenientes de outras partes do Mediterrâneo. Colonos fenícios, provenientes das cidades da costa Sírio-Libanesa, como Tiro e, mais tarde, da cidade púnica de Cartago, na Tunísia, estabelecem-se na região, fundando cidades como Tipasa, que se tornaram grandes empórios comerciais. Em finais do século I a.C. a região era governada pelo rei berbere Juba II da Numídia e sua mulher Cleopatra Selene (filha de Marco António e da famosa Cleópatra VII do Egito), aliados de Roma e amigos do imperador Augusto. Mais tarde, após a morte de seu filho, Ptolemeu da Mauritania, estes territórios seriam incorporados no Império Romano, mantendo os seus costumes e a sua língua. Aos Romanos, seguiram-se Vândalos e, durante a segunda metade do século VII, a região seria incorporada num vasto império árabe-islâmico que se estendia do Atlântico à China ocidental.
Este percurso convida a uma viagem através do tempo, por cidades e aldeias do presente e do passado, por paisagens de uma grande beleza natural, entre as terras férteis da costa mediterrânica do Magrebe e o grande Deserto do Sahara, com a sua variada geologia e grandes oásis, em busca do passado, numa região rica em tradição e hospitalidade.

Grécia – Terra dos Deuses, Pátria dos Heróis


12 dias

  1. 24 de Setembro a 5 de Outubro, 2016
 A Grécia antiga é vista no imaginário europeu como um mundo passado de deuses e pátria de heróis, cantados por Homero nos seus dois grandes poemas épicos sobre a Guerra de Tróia. Neste périplo pela terra dos deuses, pátria dos heróis, teremos oportunidade de explorar alguns dos seus mais importantes sítios arqueológicos, classificados pela UNESCO como Património da Humanidade, e museus cujo acervo constitui hoje das mais importantes e únicas colecções de arte em todo o mundo, cobrindo a história da Grécia desde as civilizações Minóica e Micénica da Idade do Bronze, aos períodos Arcaico e Clássico, Helenístico e Romano. Teremos ainda oportunidade de admirar a devoção espiritual bizântina na arquitectura e na arte do mosteiro bizântino em Hosios Loukas, localizado num belo e remoto vale e classificado Património da Humanidade pela UNESCO.

Contacto: http://tryvel.pt/tour/grecia/
 


SUDÃO: EM BUSCA DAS PIRÂMIDES E TEMPLOS DOS FARAÓS NEGROS do antigo reino de kush



11 dias

  • 26 de Outubro a 5 de Novembro, 2016

Este programa de 13 dias convida à descoberta de uma paisagem idílica que se estende ao longo das margens do vale do Nilo sudanês, entre cataractas e a beleza espetactular do deserto do Sahara, seguindo os passos dos primeiros exploradores que por aqui passaram em busca da fonte do Nilo. Nesta viagem ao passado, ao mundo de Napata e dos faraós negros da XXV dinastia, ao lendário reino de Meroe, ao cristianismo primitivo de Dongola, e aos califas do Islão, e a um Sudão do presente, que se vive nas ruas, mercados e cafés de Omdurman, Shendi ou Karima, revivemos a forma de explorar o vale do Nilo dos primeiros exploradores e viajantes do século XIX, entre a cidade de Kartum, onde o Nilo Azul e o Nilo Branco se unem, e a Núbia sudanêsa, antiga porta de acesso ao interior Africano. Este percurso pelo Nilo sudanês convida também a visitar algumas das suas maravilhas, como a magnífica colecção do Museu Nacional de Kartum, onde se encontram algumas das antiguidades removidas durante a construção da Grande Barragem de Assuão, e os grandes monumentos faraónicos da Núbia sudanesa, incluíndo o grande templo de Soleb construído por Amenhotep III, ou templo de Amun em Jebel Barkal, as pirâmides de Jebel Barkal, el-Kurru e Nuri, e os templos e pirâmides do reino núbio de Meroe. 

O Egipto dos primeiros exploradores: rota dos Oásis Ocidentais e cruzeiro em dahabiyah no Alto Egipto


17 dias

1 a 17 de Dezembro, 2016
24 de Fevereiro a 12 de Março, 2017
Neste périplo pelo Egipto Antigo e Moderno, entre o mundo passado dos faraós, dos imperadores romanos e dos califas do Islão, e um Egipto do presente que se vive nas ruas, mercados e cafés das suas cidades, seguimos nos passos dos primeiros exploradores que por aqui passaram em busca de conhecimento e aventura. Da grande cidade de Alexandria, Rainha do Mediterrâneo, atravessando o Deserto Ocidental com os seus misteriosos oásis, este percurso leva-nos até à beleza serena e calma do vale do Nilo no Alto Egipto. No extremo sul do país, teremos oportunidade de reviver a forma de viajar desses primeiros exploradores e viajantes do século XIX, num cruzeiro em dahabiyah entre Luxor, antigo centro do culto do deus Amun, e Aswan, porta de acesso ao interior Africano. A dahabiyah é uma antiga embarcação de transporte à vela, de dois mastros, com salas, quartos e casas de banho. Destes antigos barcos, muito utilizados até ao final do século XIX, apenas alguns sobrevivem, convertidos em embarcações de luxo, permitem a oportunidade única de uma viagem de lazer pela paisagem idílica que se estende ao longo das margens do rio Nilo. No Cairo, uma das grandes metrópoles da actualidade tantas vezes celebrada pelo escritor Naguib Mahfouz, teremos oportunidade de reviver a Belle Époque egípcia na cidade construída por altura das celebrações de inauguração do Canal do Suez, em 1869, e nos seus bairros medievais, entre mesquitas e cafés, a Cidade Vitoriosa dos Califas Fatimidas, de Saladino e dos Mamelucos. Este percurso pelo Egipto convida, também, a visitar a magnifica colecção do Museu Egípcio do Cairo – onde se encontram, entre muitos outros, os objectos provenientes do túmulo de Tutankhamun – as pirâmides e túmulos do Império Antigo em Saqqara, Dashur e Guiza, e os grandes monumentos faraónicos ao longo do Vale do Nilo entre Luxor e a primeira catarata em Aswan.
 
 

Etiópia e Somaliland: Entre a beleza selvagem do Rio Omo e a Terra de Punt


16 dias

  • 15 Jan 2017 - 30 Jan 2017

Neste percurso pelo Corno de África venha descobrir uma parte do continente africano com uma extraordinária diversidade étnica e um riquíssimo legado histórico-cultural que remonta a um passado remoto e se vive ainda entre as gentes e costumes do sul da Etiópia e da Somaliland, a terra de Punt dos antigos egípcios.
No sudoeste da Etiópia teremos oportunidade de visitar, em veículos de 4×4, a região do vale do Rio Omo e os grandes lagos do Vale do Rift, onde os antepassados da espécie humana se desenvolveram há cerca de quatro milhões de anos. Actualmente, esta parte do país é habitada por diversas nações de agro-pastoralistas, como os Mursi no Mago National Park, dos quais apenas restam cerca de 7.500 indivíduos, ou os Hamer do Vale do Omo, com os seus complexos rituais de passagem, decoração corporal, música e dança, retratos de uma diversidade cultural rica, mas também efémera, condenada a desaparecer devido a pressões globalizantes que se fazem sentir nesta região de África. Nesta parte da Etiópia, entre a exuberante vida selvagem dos parques naturais e a riqueza etnográfica das suas gentes, o alojamento será em hotéis de tipo “safari lodge” de excelente qualidade e bem inseridos na paisagem local. Durante a segunda parte deste périplo visitamos a encantada “cidade proibida” de Harar, outrora capital do Sultanado de Ausa e interdita a não-muçulmanos, envolta por muralhas e classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, antes de continuarmos para a Somaliland, seguindo nos passos dos primeiros exploradores europeus que por aqui passaram, como o britânico Richard Burton que, durante o inverno de 1854-5, viajou entre Berbera, no Oceano Índico, e a cidade proibida de Harar.